quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pais e Professores juntos na Educação



PAIS + ESCOLA = SUCESSO

SAIBA QUAL SUA PARTE NESSA EQUAÇÃO E TRANSFORME O FUTURO DO SEU FILHO
- O que o professor do seu filho entente por disciplina? Ele corrige a lição de casa todos os dias? Se você desconhece as respostas e ainda acha que não precisa sabê-las, está na hora de rever seus conceitos. “Os pais erram ao atribuir à escola total responsabilidade pela educação das crianças. Aparecer em reuniões e eventos não é participar, é visitar”, diz Silvana Wanka Zen, cooordenadora pedagógica do Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque (SC). Além de formar uma verdadeira parceria com o colégio, eles devem se certificar de o ambiente famíliar ser tão acolhedor aos estudos quanto a própria escola. Exemplo: quantas vezes você desligou a TV e perdeu a novela para ajudar na lição de casa? “Os pais devem se programar para estudar diariamente com os filhos”. alerta Gabrie Chalita, ex-Secretário de Estado da Educação de São Paulo


FAMÍLIA: O COMEÇO DE TUDO
- Um bebê nasce sabendo mamar. E só. Todas as outras funções que seu filho faz hoje aprendeu com a sua ajuda e, quando ele entra no colégio, essa realidade não muda. A diferença: você ganha auxílio profissional da escola. “Os pais são os primeiros responsáveis pelo desenvolvimento do processo educacional. São eles, ou deveriam ser, os primeiros contadores de histórias. Da mesma forma, a escola também não pode só passar conhecimentos, mas atitudes”, afirma Chalita. Portanto, nada de relegar ao colégio a educação da criança. “Educar significa prepará-la para ter uma vida autônoma. Isso se alcança com respeito a si mesmo e ao próximo – o resto é decorrência”, diz a psicopedagoga e conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Maria Irene Maluf, de São Paulo.

LIÇÃO DE CASA PARA OS PAIS
–Pergunte diariamente quais foram as tarefas realizadas na escola.
–Sempre que não entender o objetivo de uma atividade, questione o professor. Pode ser no final da aula ou mesmo por um bilhete.
–Caso não saiba como ajudar seu filho com a lição, peça para ele verificar no dia seguinte a correção com o professor. E claro, compartilhá-la com você (dessa forma, todos aprendem!).
–Se seu filho pedir ajuda, apenas dê sugestões de como resolver a questão. Permita a ele a alegria de vencer o desafio.
–Ajude a criança a perceber como suas tarefas têm aplicação na vida prática. Por exemplo: no mercado, faça-a usar matemática para calcular quanto gastarão.
–Garanta à criança um espaço tranquilo para fazer o dever.
–Leia para seu filho. Esse simples ato o incentivará a ler.
–Obedeça os horários de entrada e saída da turma e, se for o caso, o uso do uniforme. Assim, não desautoriza a escola.




Leia mais: http://www.dicasecia.com/pais-escola-sucesso/#ixzz230vniEvw




Nenhum comentário:

Postar um comentário